segunda-feira, 30 de junho de 2008

O humor de Jô Soares



No site de O GLOBO vi uma matéria sobre a importância do criativo Jô Soares para o humor no Brasil. Opinei sobre ele.

Anos depois, continua sendo puro prazer assistir o Gordo na TV. A grande renovação do humor, nos anos 70, na história da TV, aconteceu com Jô Soares e Chico Anísio. Porém, Jô Soares criava personagens à frente do seu tempo.Os tipos e bordões eram completamente diferentes e originalíssimos. Artur da Távola dizia que os personagens eram inspirados na psicologia. Havia uma sofisticação de conteúdo, com os elementos de identificação que encantavam a grande platéia televisiva do Brasil.

A modernidade que a Rede Globo trazia para o Brasil tinha na performance criativa de Jô e seu elenco primoroso uma celebração de criatividade. Claro que o grande Max Nunes foi o porto seguro na escalada de sucesso. Eles se completam. Mais sofiscadas que as caracterizações dos personagens de Jô, eram as metáforas do Brasil que tentava fazer a passagem dos inspirados nos 60 para o futuro.

O humor chulo e frágil de hoje precisa rever a trajetória da comicidade inteligente, sofisticada e sem preconceitos que Jô sensivelmente nos brinda há meio século.Salve!

Nenhum comentário: