segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

REDE GLOBO E IGREJA

Veja o vídeo no YOUTUBE:

http://www.youtube.com/watch?v=PGhB1cEucIs







"Os subterrâneos das imagens são mais amplos e profundos que a sua face visível. Elas abrigam todo o amplo espectro das invisibilidades constituídas pelas deposições do esquecimento, aquela parte da memória que opta por ficar na sombra, mas que nem por isso é menos ativa." (Aby Warbur)

*Naquele momento, em 1964, o povo brasileiro percebeu que era abandonado pela Igreja com as renovações do Concílio Vaticano II e a ditadura militar abafou o estado democrático. Um povo sem igreja e governo...Esse estado de melancolia vivido pela sociedade chama-se anomia.

*A TV Globo é fundada em 26 de abril de 1965, com o capital americano do Grupo Time-Life e o povo transferiu para a telinha a idolatria que a Igreja refutou com as renovações do rito católico


O efeito surpreendente das imagens via mediação televisiva:


Este sentimento distancia os participantes de um processo comunicativo daquilo que deve ser sua meta primeira: informar. A magia não tem e nunca teve como meta informar, mas sim encantar, iludir, desviar a atenção, literalmente enganar. O mesmo pensamento mágico-mítico que produz magníficos textos da criatividade artística do homem, da arte e da cultura, pode criar deuses lá no mais profundo reduto da racionalidade e da ciência. (BAITELLO Jr. 2005, p. 76)




Assim como a Igreja utiliza o martírio e extremo sofrimento dos santos para sensibilizar os fiéis, a TV usa os casos de Isabela Nardoni, João Hélio, Tim Lopes e outros como mártires contemporâneos.

*Vejam a citação:
"O mundo do mito é um mundo dramático - um mundo de ações, de forças, de poderes em conflito.Tudo o que é visto ou sentido é cercado de uma atmosfera especial - uma atmosfera de alegria, ou dor, de angústia, de excitação, de júbilo, ou depressão.Todos os objetos são benignos, amistosos ou inamistosos, conhecidos ou estranhos, atraentes ou fascinantes ou repelentes e amedrontadores.(CASSIRER)

Nenhum comentário: