quarta-feira, 14 de maio de 2008

Professor da UNIVERSO discute queda da audiência da Globo em Congresso de Mídia




O professor da UNIVERSO/Juiz de Fora, Robson Terra, participa, nesta semana, do VI Congresso Nacional de História da Mídia, em Niterói (RJ). O professor, que também é ator e diretor, apresenta o artigo ‘O poder, a glória e os sustos da velha senhora: a Rede Globo descobre que tudo que é sólido se desmancha “no ar” ’, sob a coordenação da professora Rosa Maria Dales Nava. A partir dos estudos de Sérgio Mattos no livro A História da Televisão Brasileira, o artigo pretende ampliar a reflexão sobre as páginas da produção audiovisual no país com a implantação de novas tecnologias, quando a Rede Globo de Televisão dá sinais de perda da hegemonia de audiência que pontuou os quarenta anos de sua história. “Pretende-se ampliar a discussão sobre o momento emblemático e significativo para a história da comunicação audiovisual no Brasil. A pulverização de mídias promove a democratização de audiência, retorno estratégico à fase populista da programação, estimulando a concorrência e estabelecendo a distribuição mais equilibrada do bolo publicitário.”, explica Robson. “A novela Ciranda de Pedra, superprodução no horário das seis, registra só 24 pontos no Ibope. A menor audiência em estréias na década.”, cita.
O evento é promovido pela Intercom, UFF e Rede Globo, através da Globo Universidade e vai até 16 de maio, na Universidade Federal Fluminense, em Niterói. A maioria dos palestrantes convidados já confirmou presença. Participarão do evento os seguintes pesquisadores latino-americanos e europeus: Juan Garguverich (Peru), Celia del Palacio (México), Mirta Varela (Argentina), Jorge Pedro Sousa (Universidade Fernando Pessoa - Portugal), Luís Humberto Marcos (Museu da Imprensa - Portugal), Isabel Vasques (Universidade de Coimbra - Portugal).
Entre os congressistas brasileiros estão confirmados os seguintes pesquisadores: Ana Maria Mauad (UFF), Ana Paula Goulart Ribeiro (UFRJ), Sonia Virginia Moreira (UERJ), Marco Morel (UERJ), Humberto Machado Fernandes (UFF), Alzira Abreu (FGV/CPDOC), Esther Bertoletti (Projeto Resgate-MINC).

Fonte: www.universo.edu.br/notícias
Autor: Raquel

Nenhum comentário: