domingo, 2 de novembro de 2008

As aventuras de Carriço


João Carriço nasceu no Morro da Gratidão e, ainda na adolescência, foi para o Rio de Janeiro aprender cenografia e ficou fascinado pelo cinema. Em 1927, inaugurou, em Juiz de Fora, um dos maiores cinemas da América Latina, o Cine Theatro Popular, o Amigo do Povo, com preços populares, atraindo de estudantes a operários.

As lentes de Carriço registraram de tudo. Em 1935, até o então Presidente da República, Getúlio Vargas, foi flagrado em um discurso anunciando a construção de uma represa em Juiz de Fora. Além das câmeras, Carriço tinha outra paixão, o carnaval, que foi documentado em alguns de seus filmes.

João Carriço morreu aos 73 anos, sem dinheiro e lutando para que o Theatro Popular não fechasse suas portas. Por falta de conservação, alguns de seus filmes se deterioraram e parte do acervo foi restaurada, na Cinemateca de São Paulo, mas vários originais acabaram sendo destruídos pelo incêndio que atingiu a Cinemateca, em 1982. Na Funalfa, existem cópias do acervo de Carriço para que as futuras gerações conheçam o talento deste juizforano.
(Texto: Funalfa - Juiz de Fora(MG)

Nenhum comentário: