sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Theresa Amayo: ficção e realidade





Esta é a história real, sincera e apaixonante da trajetória de uma das atrizes mais completas do Brasil. E o que é mais importante: narrada por ela mesmo. Theresa Amayo teve importante participação no cinema brasileiro, principalmente nos anos 1950, quando esteve em uma série de sucessos: Fuzileiro do Amor, com Mazzaropi; O Diamante, com Anselmo Duarte; O Barbeiro que se Vira, com Arrelia; O Camelô da Rua Larga, com Zé Trindade, e Eu Sou o Tal, com Vagareza. Fez muito teatro (na Cia. Dulcina-Odilon, onde começou em espetáculos como Pequenos Burgueses, Seis Personagens à Procura de um Autor, de Pirandello), e muitas novelas na TV Globo (Pecado Capital, Gina, Senhora do Destino), TV Manchete (Carmen) e TV Record (O Espantalho), entre outras. Mas sua maior façanha é sua própria vida, a infância em Belém do Pará, lutando contra a oposição da família para seguir a carreira artística, o feliz casamento com o célebre dramaturgo e radialista Mário Brasini (1921-97), o curso de psicologia, a coragem em enfrentar tragédias pessoais. Mais um lançamento da Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, no seu trabalho de resgate e preservação da memória cultural brasileira.



Livro: Theresa Amayo, ficção e realidade
Editora: Imprensa Oficial
São Paulo, 2009

A coleção Aplauso editada pela Imprensa Oficial que publicou dezenas de biografias ou perfis de artistas de teatro, cinema e televisão resgata a trajetória da atriz Theresa Amayo, ícone do teatro, cinema e das novelas da Rede Globo nos anos 60 e 70. A autobiografia sensível e inteligente de Theresa relembra fatos e momentos da carreira sensível da intérprete. Centenas de fotos redesenham na memória do leitor sucessos de novelas como A Rainha Louca , Sangue e Areia, Passo dos Ventos, A Última Valsa, Pecado Capital, O Espantalho, still de participações em filmes e centenas de peças de teatro.
A narrativa traz episódios curiosos da carreira internacional em récitas de teatro em vários palcos do mundo e momentos emocionantes da intensa vida pessoal da atriz. Pura emoção e reflexão para as novas gerações que buscam no teatro o sonho maior.




Link para pdf

http://aplauso.imprensaoficial.com.br/livro-interna.php?iEdicaoID=272

Robson Terra

Um comentário:

WILL TOM disse...

Theresa Amayo é sublime!

Obrigado por nos brindar com mais esse momento dessa grande estrela.